09 ABR 2024
REGIONAL RESSACA
TRANSCON
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Contagem recebe novos ônibus para oferecer mais conforto e segurança para a população

A Prefeitura de Contagem reafirma seu compromisso em garantir um transporte público de qualidade para os cidadãos, com melhor atendimento e mais conforto. Nesta quinta-feira (4/4), mais um passo foi dado nessa direção, com a entrega de oito ônibus novos que vão substituir os veículos mais antigos, de sete linhas que atendem 44 bairros das regiões da Ressaca e Nacional, que integram o consórcio Compass, responsável pelo gerenciamento das mesmas.

Cerca de 19 mil passageiros, que utilizam,
diariamente, as linhas
0402, 0403, 101A, 101B, 101C, 101D E 401A
serão beneficiados.

A renovação da frota de ônibus faz parte do Termo de Compromisso Público firmado em dezembro de 2022, entre a Prefeitura de Contagem e os consórcios de empresas de ônibus que têm a concessão para explorar o serviço no município.

A iniciativa vai beneficiar cerca de 19 mil passageiros, que utilizam diariamente as linhas 0402, 0403, 101A, 101B, 101C, 101D E 401A, proporcionando a eles uma experiência de transporte mais eficiente e confortável. Os novos ônibus oferecem maior segurança, conforto e acessibilidade, possuem elevadores de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, Wi-Fi, e seguem o perfil dos ônibus adaptados para atender ao Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

Renovação da frota atende ao Termo de Compromisso  firmado entre a Prefeitura e as empresas de ônibus concessionárias do serviço - Fotos: Janine Moraes/PMC

“Investimos para melhorar cada vez mais a mobilidade urbana em Contagem. Por isso, investimos no recapeamento das vias da nossa cidade. Com o Programa “Asfalto Novo”; nas estações e terminais do SIM; em novas frotas; mais itinerários e para ter passagens mais baratas. Estamos trabalhando, todos os dias, para isso”, ressaltou a prefeita Marília Campos.

O presidente da Transcon, Sant Clair Terres, ressaltou o fato dos ônibus estarem no padrão para operar no SIM. “O sistema será operado por esses veículos que estão chegando para atender a demanda”.

Oito veículos novos, modernos e com acessibilidade vão beneficiar cerca de 19 mil passageiros das regiões Ressaca e Nacional.
Fotos: divulgação

De acordo com o responsável pela empresa Belo Monte, Ruy de Oliveira, esse foi apenas o início da mudança da frota. “Cada ônibus tem um custo de R$650 mil. Fizemos um investimento de R$5,2 milhões e isso é só o começo”, afirmou

Melhoria no atendimento

De 2021 até o momento, Contagem recebeu 60 novos ônibus e teve 410 novas viagens acrescidas ao quadro de horários das linhas em dias úteis, sábados e domingos. Além disso, a Transcon já alterou 42 itinerários para melhor atender os passageiros. A alteração mais recente, foi na linha 101D (Vale das Amendoeiras/Cidade Industrial), que passou a atender os conjuntos Viva Vida Liberdade e Viva Vida Progresso, beneficiando mais de 512 famílias e 2.000 moradores da região.

Abrigos de pontos de ônibus

Contagem conta com 564 abrigos metálicos, 60 abrigos modelo SIM e 50 abrigos de concreto nas vias municipais e BRs que cortam o município. Para modernizar os abrigos e aumentar o conforto dos passageiros durante a espera nos pontos de ônibus, nos últimos meses, a Transcon está substituindo ou removendo os abrigos de concreto. Até o momento 23 foram removidos e 45 substituídos por abrigos metálicos, que são mais seguros, modernos e confortáveis.

Além disso, a Transcon intensificou a limpeza dos abrigos de concreto da cidade para reduzir o acúmulo de água da chuva que fica parada no teto e evitar a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é um reforço às ações da Prefeitura de Contagem no combate às arboviroses do município.

Participaram da entrega o vice-prefeito Ricardo Faria; e o diretor de Transportes da Transcon, Rafael Amaral.

Leia também: Linha 101 D tem alteração de itinerário, beneficiando centenas de famílias em Contagem

Autor: jornalista Rafaela Galdino / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo